domingo, 20 de setembro de 2009

A culpa é do futebol

Alguns filósofos portugueses dos finais do século XIX e principios do século XX defendiam que o atraso do nosso país se devia ao facto deste ser um país extremamente religioso, ao contrário dos países da Europa do Norte. Não lhes tiro a razão, muito pelo contrário, no entanto, acredito que hoje em dia o futebol também tem a sua culpa. E porque cheguei a esta conclusão?
Ontem deparei-me com uma discussão entre portistas e benfiquistas. E eles discutiam e cada um dos "grupos" defendia a sua posição como se esta fosse uma causa nobre, como se o destino do país estivesse nas mãos (neste caso nos pés) dos jogadores. Por acaso eram portistas e benfiquistas, mas também poderiam ser sportinguistas, bracarenses, vimarenenses, olhanenses,etc. que a discussão seria certamente parecida. Ora, eu nunca vi portugueses a discutirem sobre "o estado do país", ou sobre o nosso sistema de saúde, ou sobre os fracos salários, ou sobre os recibos verdes, ou sobre o novo código do trabalho, ou sobre inúmeras coisas como falam de futebol. Isto porquê?
Porque o futebol é a ALMA da nação!!! O futebol é o orgulho português! É o futebol que dá instrução aos jovens e crianças, é o futebol que nos põe a comida na mesa, que nos paga os médicos, a roupa, tudo!!!
Por isso para quê esforçar-mo-nos em exigir aos políticos melhores condições de vida? Para quê? Afinal nós temos o FUTEBOL e até temos o Cristiano Ronaldo, portanto não precisamos de mais nada!

Ah! No próximo Domingo serão as eleições para a assembleia da república, se eu mandasse proíbia os jogos de futebol nesse dia, pois podemos correr o risco de ter, mais uma vez, um elevado número de abstenções.



Beijinhos!

2 comentários:

  1. Zé Manel (Bota Lume Boy)10 de dezembro de 2009 às 17:10

    Já cá eu dizia: "Portugal é um país e não um clube de futebol.", mas isso pelos vistos só acontece quando Portugal não joga... eheh

    **

    ResponderEliminar