terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Criar um elo com a Natureza



O que mais me agradou no filme "Avatar" não foram as imagens em 3D, ou os efeitos especiais e a tecnologia utilizada na produção deste filme. O que mais me agradou foi a forma como os nativos daquele planeta se relacionam com a Natureza, como a respeitam e como respeitam todos os seres vivos que fazem parte dela. Lamento que "no nosso planeta" isso não aconteça. A cada dia que passa o nosso Lar fica mais destruído, mais doente e ninguém parece se importar verdadeiramente com isso. É claro que todos concordamos que todos os países têm que tomar medidas para que daqui a dez, vinte ou trinta anos ainda tenhamos o nosso planeta. No entanto, verificamos que nas cimeiras ninguém "quer ficar a perder" (apesar de já estarmos todos a perder, e muito!) e o mesmo se verifica nos nossos comportamentos diários: continuamos a preferir levar o carro, em vez de utilizarmos transportes públicos, continuamos a não separar o lixo, continuamos a ver as matas a arderam no Verão, continuamos a ver o lixo espalhado pelas florestas, nas águas do mar e dos rios, continuamos a desperdiçar água potável e continuamos a desrespeitar cada vez mais os animais.
O problema do Homem é pensar que é dono do planeta, todavia este planeta é tão nosso como de um cão, um elefante ou um pássaro. É muita presunção da nossa parte pensarmos que "Isto" foi feito para nós.


1 comentário:

  1. Infelizmente o ser humano é iminentemente egoista...mas tenho esperança que um dia venha a mudar, só espero que não seja tarde de mais!!

    ResponderEliminar